domingo, 5 de fevereiro de 2012

Convertendo um disco Dinâmico para Básico a força no Windows

Apesar de tentar de várias maneiras converter meu disco de Dinâmico para Básico de diversas formas diferentes, achei esta dica neste blog que me ajudou muito em horas de desespero.

A ferramenta HxD (http://cnet.co/qe5H4H) que eu já havia utilizado para editar arquivos, edita também setores de disco, então ai está a solução, usando o HxD edite o disco e altere o hexa 42 (dinâmico) para 07 (básico) e o disco passa a ser enxergado com todas as partições, mas com o sintoma de aparecem algumas partições “fantasmas”, mas basta apagá-las pelo gerenciador de disco ou pelo DiskPart.


Veja a abertura do disco pelo menu “Extras –> Open Disk”


Marque a opção relativa ao seu disco e desmarque a caixa Abrir


Encontramos a definição dos tipos de partição, que iniciam na posição 0000001C0 em diante e note o terceiro octeto com o DWORD 42


Altere-o para 07 e salve no menu Arquivo > Salvar.


Clique em Sim e Reinicie o Computador.

Veja que o disco foi visto como básico, e uma “fantasma” com a letra H que não tinha dono apareceu e que segundo referencias era a partição de controle do disco dinâmico.


Importante: Não utilize este recurso em dados sem levar em conta o risco de perder partições, principalmente levando em conta que certos recursos não são suportados (Extend, Expand, RAIDs) em discos básicos. Este recurso é interessante e essencial caso deseje recuperar dados de discos que estejam nas especificações dos discos básicos, ou seja, até 4 partições sem recursos de RAID.

2 comentários:

  1. Cara, tu merece mais do que os parabéns e obrigado. Teu tutorial simples trouxe de volta meu HD pro modo básico, coisa que não consegui com programas expecificos e que já tinha me deixado aflito. Estou agradecido em demasiado por sua vontade em espalhar conhecimento. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Uma dúvida, se o HD só tiver uma partição, só aparece um registro como 42?
    Fiz esse procedimento em um HD meu que aparecia como Dinâmico inválido, mas seguiu orientações de outro site onde não ficou claro que era pra editar mais de um registro, só editei o 1C 02. Depois disso, o hd passou a ser reconhecido como básico, mas como RAW e não consegui acessar os dados e nem mesmo editá-lo novamente. Depois de reiniciar o PC, o HD não é mais reconhecido e desta forma nem mesmo as ferramentas de recuperação de dados funcionam (antes eu tinha conseguido ver os dados com essas ferramentas)

    ResponderExcluir

DropBox