sábado, 4 de fevereiro de 2012

Criar um servidor de VPN no Windows 7 ou Windows Server 2008

Rede Privada Virtual é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros. 
Imagine que você esteja em Calais (França) e quer ir para Dover (Inglaterra). Se você for de barco pelo Canal da Mancha, todos que estarão de fora poderão ver tudo o que você está levando na mão, a roupa que está vestindo e o pior, que você está passando. Ou seja, você não terá privacidade nem segurança realizando este trajeto. Já você utilizando o Eurotúnel para fazer esse trajeto, só terá uma entrada e uma saída. Quem estiver do lado de fora não verá nada de você. Você estará trafegando com privacidade e segurança.  
Retirado do Wikipedia ;D

Para iniciarmos, clique com o botão direito do mouse no ícone de conexão de rede ao lado do relógio do Windows e selecione "Abrir a Central de Rede e Compartilhamento".



Ao abrir a janela da Central de Rede e Compartilhamento, acesse, ao lado esquerdo, a opção "Alterar as configurações do adaptador".


Quando estiver na janela de "Conexões de Rede", aperte a tecla "Alt", irá aparecer a barra de menus, acesse "Arquivo > Nova Conexão de Entrada...".


Na janela que se abrirá, você deverá selecionar os usuários que poderão se conectar na VPN.

No exemplo, selecionei que somente o usuário Fred e o Administrador poderão se conectar.


Na próxima janela, selecione se os usuários se conectarão pela internet.


Na próxima janela, selecione os protocolos com quais os usuários da VPN poderão se conectar, caso não saiba o que isso quer dizer, marque conforme a imagem.


Clique em "Permitir acesso" e Conclua o Assistente.

Após a conclusão do Assistente (se tudo ocorreu bem) você poderá reparar que apareceu um novo ícone na janela de "Conexões de Rede" com o nome de "Conexões de Entrada".


Com isso seu servidor está pronto para aceitar conexões VPN de outras máquinas, mas para incrementar um pouco esse servidor VPN segue uma dica que pode resolver alguns problemas de conexão.


Ativando o serviço DHCP na VPN

Para não ocorrer alguns erros de conexão ao ingressar na rede VPN, devemos configurar o serviço DHCP presente na própria configuração da VPN.

Para configurar tal serviço devemos acessar a janela de "Conexões de Rede", conforme descrito mais acima, clique com o botão direito em "Conexões de Entrada" e selecione "Propriedades", na janela que se abrir selecione "Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)" e clique em "Propriedades", selecione "Especificar endereços IP" e configure uma faixa de IP para os usuários da VPN, clique em "OK" e pronto, sua VPN está configurada e com um serviço de DHCP rodando.


6 comentários:

  1. Cara muito bom!!!!
    Mas só me ficou uma dúvida. Li os dois posts "Criando" e o "Acessando uma VPN", onde que configura o nome da rede para o acesso o nome para o servidor o endereço na Internet que no seu caso você procurou por "vpn.redeundergroud.blogspot.com". O que deve ser feito para encontra-lo na net??!!

    ResponderExcluir
  2. boa pergunta ! como eu encontro essa VPN, na internet

    ResponderExcluir
  3. e como se acha a rede vpn que vc criou no outro pc? faltou esta info na tuto.

    ResponderExcluir
  4. Verifique na configuração do servidor: "Agora, você precisa fornecer o endereço para o servidor VPN, para isso, preencha o campo "Endereço na Internet" com o devido endereço, que poderá ser o endereço (vpn.SEU.server.com) tanto quanto o IP (172.69.125.65)." ---->Substitua no endereço SEU pelo nome do computador <-------

    ResponderExcluir
  5. Na terceira etapa, não aparece no meu. "nova conexão de entrada"

    ResponderExcluir
  6. gostei do video. poderia me dar uma dica de como compartilhar os dados depois de configurar a vpn

    ResponderExcluir

DropBox