terça-feira, 12 de julho de 2011

Estudo revela cenário atual do IPv6 no Brasil


Com o iminente esgotamento do protocolo IPv4, a PromonLogicalis, integradora independente de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina, preparou um estudo com informações a respeito da implementação do IPv6. O levantamento aborda vários aspectos técnicos e mercadológicos da migração, além de apontar as melhores práticas na transição dos endereços de internet no Brasil. 


Segundo uma pesquisa divulgada no site IPv6.br, 95% das empresas brasileiras com dez ou mais funcionários possuem computadores. Destas, 97% acessam a internet. O levantamento aponta também que a internet é parte das atividades diárias de 92% das empresas brasileiras com dez ou mais funcionários. Em poucos anos, serão mais de 15 bilhões de dispositivos conectados à internet, acessando remotamente aplicações e grandes bancos de dados, enquanto  o IPv4 suporta apenas pouco mais de 4 bilhões de endereços. 

De acordo com Lucas Pinz, gerente de tecnologia da PromonLogicalis, “é fundamental estar preparado para a adoção do IPv6 em curto prazo. Isso requer planejamento técnico e financeiro, uma vez que demandará atualização das aplicações, servidores, sistemas operacionais, roteadores e demais equipamentos de infraestrutura de TI”. Ele destaca, entretanto, que a maior parte dos investimentos realizados em equipamentos de rede ao longo dos últimos anos já foi dedicada a componentes compatíveis com a nova versão do protocolo IP.

A migração para o IPv6 também permitirá às operadoras a expandir sua base de clientes e criará oportunidades para novos negócios, uma vez que a conexão fim a fim possibilitará que os usuários sejam também provedores de conteúdo. “Com a massiva adoção do IPv6 pelos provedores de conteúdo, o usuário final precisará ter acesso ao novo protocolo no seu modem. Se a operadora não oferecer esta modalidade de acesso perderá um número considerável de clientes”, complementa Pinz.

O executivo explica ainda que, para o governo brasileiro, a adoção do IPv6 é uma questão de segurança nacional, pois a internet no país pode entrar em colapso caso não haja um plano concreto para a migração do protocolo. “O sucesso do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) também depende disso. E, hoje em dia, a maioria dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais utiliza a internet como principal meio para troca de informações. Por isso, é enorme a importância de medidas imediatas para a implantação do IPv6 no Brasil”, conclui Pinz. 

Fonte: iMasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DropBox