terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Instalando e configurando o VirtualBox no Windows

O que acha de navegar sem medo na Internet? Poder executar qualquer programa ou arquivo sem receios de conterem vírus? Poder até mesmo executar um vírus e brincar com ele? Ou melhor, que tal ter um segundo computador dentro do seu próprio sistema? Não é brincadeira. Tudo isso é possível com o intermédio de uma Máquina Virtual - MV (ou Virtual Machine - VM).

Brevemente explicando, uma máquina virtual é um software de virtualização para a criação de outros sistemas operacionais (como XP, Vista e etc). É como um emulador de sistemas, onde você pode criar quantos sistemas operacionais desejar e utilizá-los como um segundo PC - o PC cobaia!

O funcionamento de uma máquina virtual consiste em emular um outro sistema operacional virtual dentro do sistema operacional real, e permitir ao usuário utilizar este outro sistema virtual normalmente. Mas só que no sistema virtual o usuário pode executar qualquer tipo de tarefa, incluindo testes com vírus e softwares, sem que o sistema real seja comprometido.

Enfim, é uma das melhores proteções de segurança que um computador real pode ter.


Requisitos Mínimos
  • 512 MB de memória RAM
  • 80 GB de HD
  • Processador 1.6 GHz
  • Ter o CD de instalação do Sistema Operacional que deseja instalar
Compatibilidade
  • Windows 2000, Server 2003, XP, Vista e Seven -- 32 ou 64 bits
  • Linux
  • Solaris
  • Mac OS

Download


Instalação do VirtualBox

1. Depois de baixar o arquivo de instalação do programa, execute e inicie a instalação do mesmo. Vá seguindo os prompts aceitando as opções e prosseguindo normalmente.

2. Quase no fim da instalação, poderá surgir várias telas com a seguinte indagação.


Clique sempre na opção Instalar.

OBS: Não se preocupe, o software não irá danificar o seu computador.
3. No final da instalação, certamente a sua conexão com a Internet vai cair temporariamente. Será necessário reconectá-la. Isso ocorre porque o VirtualBox instala os drivers de rede, os quais são necessários para que você possa acessar à Internet através do ambiente virtual.


Criando a Máquina Virtual no VirtualBox

Logo depois do fim da instalação, a janela principal do VirtualBox se abrirá.

1. Primeiramente devemos criar o ambiente virtual (o qual terá o sistema operacional virtual). No entanto, como mencionado nos "requisitos mínimos" você deverá ter o CD de instalação do sistema desejado em mãos. Pois senão torna-se inútil a criação de um ambiente.

2. Clique no botão Novo e na janela que sugirá clique em Próximo.
3. Na tela seguinte, você poderá dar um nome ao seu sistema virtual e escolher qual a plataforma e o sistema operacional a ser instalado na máquina virtual.

No nosso tutorial utilizamos como exemplo o Windows XP. Mas você pode escolher o sistema operacional que quiser e tiver o CD.

4. Depois de escolher o sistema e dar um nome clique em Próximo.

5. Na próxima tela selecione a quantidade de memória RAM que sua máquina virtual terá e clique em Próximo.

É importante ressaltar aqui que se você for instalar o Windows Vista ou Windows 7 eles requerem uma configuração superior a do Windows XP. É interessante você dar uma olhada nos requisitos mínimos para a instalação destas versões do Windows ou outros sistemas, pois são mais pesados que as demais versões.

Um fato um tanto interessante é que, o VirtualBox tem valores padrões para cada sistema, de acordo com o que foi selecionado no passo 3, mas caso fique insatisfeito pode ser feita a alteração.

Outro detalhe importante: defina a memória de acordo com a memória do seu computador real. Por exemplo, se seu PC possuir 4 GB de RAM, não defina 4 GB de RAM para a máquina virtual. Coloque no máximo metade da sua memória, o próprio VirtualBox te alerta se isso puder afetar o sistema real.


6. Na outra tela deixe a opção "Criar novo disco rígido" marcada e clique em Próximo > Próximo.
 

7. Na escolha de Armazenamento do Disco Rígido, você terá duas opções.


Armazenamento dinamicamente expansível => Escolhendo esta opção, o sistema operacional irá ocupar um espaço pequeno no HD e irá crescer dinamicamente até o tamanho especificado a medida em que o sistema operacional exigir mais espaço.
Armazenamento de tamanho fixo => Escolhendo esta opção, o HD já será preenchido por completo com o tamanho que você definir logo após a criação da máquina.
Particularmente, prefiro e recomendo a primeira opção "armazenamento expansível". Mas você é quem decide. Após escolher clique em Próximo.

8. Na tela seguinte estipule o tamanho do disco rígido virtual e clique em Próximo.

Volto a ressaltar, defina um tamanho de disco virtual de acordo com o seu HD real. Por exemplo, se seu HD é de 160 GB não estipule o mesmo tamanho para a máquina virtual.
A dica é sempre colocar um valor intermediário ou inferior ao real, isto é, metade ou menos.
Porém, lembre-se de que também depende do sistema operacional que está instalando no ambiente virtual. O Vista e o 7 exigem um HD com tamanho proporcional.

9. Ao término, clique em Criar e pronto o seu ambiente virtual já estará criado. Mas ainda não acabou!


Configurando a Máquina Virtual

Clique no botão Configurações da tela inicial do VirtualBox. A tela abaixo será exibida.



Nesta área você pode realizar as configurações que considerar necessárias para o funcionamento da sua VM. Entretanto, você pode modificar o tamanho da memória e HD antes de instalar o Windows. Porque depois de instalado o sistema, você não poderá mais alterar os tamanhos. Portanto, se quiser alterá-los, esta é a hora!
Não vou explicar opção por opção aqui. Apenas irei detalhar as configurações e opções ideais para que você tenha uma máquina virtual estável e segura.

1. Clique na guia Rede ao lado esquerdo. E em "Conectado a" escolha a opção Placa em modo Bridge e clique em OK.
 
O motivo da escolha do modo bridge é simples: com a placa de rede em modo bridge o sistema virtual terá um IP distinto do seu. Ou seja, a máquina virtual terá um IP próprio, e não irá compartilhar o mesmo IP da sua conexão real. Deste modo, se você baixar qualquer tipo de vírus na máquina virtual, o seu computador real estará seguro.
Se você escolher o modo NAT, a máquina virtual irá compartilhar do mesmo IP que a sua máquina real. No entanto, isso aumentará os riscos de seu PC real ser comprometido por algum arquivo malicioso, pois o arquivo poderá transferir-se para o sistema real através da conexão do IP compartilhado.
Ou seja, é como se a placa real do seu PC real, funcionasse como 2 de modo independente.

2. Na guia Monitor você pode configurar as opções do monitor, memória da placa de vídeo, aceleração 3D e etc.
 
Por experiência própria, recomendo que você altere a memória de vídeo somente se você possui uma placa de vídeo offboard.

3. Na guia Sistema você pode definir a ordem de boot, recursos do processador virtual e etc.
4. Depois de realizar todas as modificações e definições desejadas, dê um OK para voltar à tela principal do VirtualBox.

Instalando o Windows no VirtualBox


Agora é a etapa final onde você deverá utilizar o CD de instalação do Windows que vai instalar.
A instalação do Windows na máquina virtual é igual a em qualquer PC real. Mas cada Windows possui um jeito diferente de instalação. Eu não vou mostrar como instalar o sistema, apenas a preparação para iniciar a instalação.
1. Insira o CD do Windows no drive de CD-ROM do seu computador.
2. Clique no botão Iniciar da janela do VirtualBox.
3.1. Como é a primeira vez que esta máquina virtual será inicializada, é provável que apareça a seguinte tela:


3.2. Clique em Próximo, depois selecione o seu driver de CD, geralmente o "D:". 


3.3. Na próxima janela, simplesmente clique em Iniciar.


3.4. Se esta janela não se abrir ao iniciar a máquina virtual, clique no menu Dispositivos e certifique-se de que a seguinte opção esteja marcada:
Dispositivos de CD/DVD > Drive do Hospedeiro 'D:'


3.5. Agora clique no menu Máquina > Reinicializar.


 4. O VirtualBox irá reiniciar a máquina e logo o processo de instalação do Windows dará início.

Como Utilizar o VirtualBox

Depois de instalar o Windows no VirtualBox, você estará visualizando o sistema virtual em uma pequena janela.

Pronto! Agora é só utilizar o Windows virtual normalmente. Pode conectar-se à Internet, baixar seus softwares favoritos, acessar qualquer site. E esqueça o receio dos vírus.
O seu sistema real não será afetado por nenhuma modificação ou configuração que você realizar no sistema virtual.


Post completo em: MeuTutorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DropBox